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9 motivos para a perda de clientes de varejo

motivos para perda

Você é lojista e toca seu negócio há anos, mas sua loja está perdendo clientes. Você faz promoção, dá brindes e, mesmo assim, o movimento continua a cair? Então está na hora de buscar entender os motivos para a perda de sua clientela. Veja aqui nove razões que podem fazer ter menos dinheiro no caixa no final do mês.Mau atendimento

1.Mau atendimento

mau atendimento
Mau atendimento pode ser crucial para quem deseja melhorar suas vendas.

Pense na seguinte situação. Você chega a uma loja e o vendedor não lhe dá atenção, deixa você ficar “à vontade” e não busca resolver seu problema. Em um caso desses, muitos clientes simplesmente deixam a loja e vão comprar em outro lugar.

Outro caso de mau atendimento é justamente quando o vendedor é grosseiro com o cliente. Se isso acontece, certamente a impressão causada será péssima. Pode-se perder a venda e também outros possíveis clientes.

Invista em um bom atendimento tanto físico quanto on line. Em uma época tão complicada como a atual, é preciso mais do que nunca buscar reter o cliente.

2. Ambiente

Um dos motivos para a perda do cliente é justamente o ambiente. Loja desorganizada, produtos mal expostos, conversas paralelas ou mesmo aquela chamada de atenção com o cliente por perto… É, tudo isso pode contribuir para que o movimento em sua loja diminua.

Vale sempre lembrar: organização e trabalho harmônico não fazem mal a ninguém. Invista nisso.

3. Administração

Ninguém gosta de ver sua loja às moscas, não é? Mas nem sempre o estabelecimento é bem administrado (esse problema é assunto para especialistas). Há, no entanto, alguns erros de administração que são fatais para seu comércio.

Desatualização, falta de acompanhamento do freguês, má propaganda em relação ao concorrente… Tudo isso, tenha certeza, não vai ajudá-lo a melhorar suas vendas.

Invista, portanto, na fidelização do cliente e, principalmente, saiba o que há de novo em seu setor. E não se esqueça: nada de denegrir o concorrente, ok?

4) Ruptura de estoque

Entre os motivos para a perda do cliente de varejo está a ruptura de estoque. Ela acontece quando a pessoa está na loja, vê determinado produto, gosta dele, mas… a loja não tem no estoque.

Nesse caso, a notícia a se dar é triste: você perdeu a venda. E seu concorrente provavelmente vai dar pulos de alegria.

5) Não resolução de problemas

Imagine que você tenha entrado em uma loja, comprado o calçado de que tanto gostou, mas, depois do primeiro uso, ele tenha furado o cabedal.

O que você faria? Voltaria à loja e, provavelmente, pediria outro calçado ou o dinheiro de volta, não? Isso acontece com seu cliente. E, se você não resolver o problema dele, adivinhe o que vai acontecer? Isso mesmo. Você vai perdê-lo.

6) Oferta de produtos indesejados

Quando alguém entra em uma loja procurando um produto, provavelmente não vai querer outro. Há alguns vendedores que tentam fazê-lo comprar algo de que não necessita ou mesmo que não queira.

Não faça isso. Use um software de gestão de clientes que permita criar segmentações com base nos hábitos de compra e disparar campanhas segmentadas. Você só tem a ganhar com isso.

7) Layout da loja

desorganização
Desorganização pode ser um dos motivos para perda de clientes.

Antes de pensar em vender um produto, pense no layout de sua loja. Disponha-os de forma que facilite para seu cliente, dê espaço para ele transitar, não criando nele aquela sensação de desconforto.

8) Preços muito altos

Falar de preço como um dos motivos para perda de clientes é até bastante óbvio. Lojas que vendem produtos muito caros acabam segmentando demais o mercado. E, para isso, você precisa oferecer muito mais do que está acostumado.

Se você quer bastante movimento em sua loja, pense em um preço justo que seja bom para você e para o consumidor.

9) Desconhecimento do cliente

Como dissemos anteriormente, conhecer o cliente é fundamental. Portanto, valha-se de softwares de gestão de estratégias de marketing digital que possam fazê-lo aderir a sua marca. Assim você terá alguém que não apenas compra, mas também se engaja com seu produto.

Paulo Filipe Lacerda