Blog

Black Friday 2020 marca consolidação da data entre o público brasileiro

A Black Friday 2020  será uma grande data para o comércio brasileiro assim como é para o  mercado norte-americano. Acontecendo um dia depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day em inglês), essa é a principal data do calendário de vendas dos EUA. Onze edições depois,  ela se consolida como uma grande época de vendas do comércio brasileiro.

Sucesso de vendas

Black Friday 2020 4A primeira Black Friday brasileira ocorreu no dia 28 de novembro de 2010. 50 lojas, todas on line, decidiram colocar seus produtos em promoção na última sexta-feira de novembro daquele ano. Desse dia em diante, o sucesso se tornou absoluto.

A edição brasileira deste ano é prova disso. Tal afirmação se mostra verdadeira, se tomada uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com 982 pessoas, maiores de 18 anos, de 27 capitais do país entre 19 e 26 de outubro.

Black Friday 2020: um bom momento para comprar.

Quando se pensa em compras, a Black Friday é um momento ímpar. Segundo a pesquisa da CNDL, 61 % dos entrevistados vão comprar nesta época. E 63% deles acham que é uma boa hora para se comprar produtos a baixo preço. Isso demonstra o quanto ela é esperada.

Aliás, outro dado chama muita atenção nesse sentido. 37% dentre os que vão comprar nesta semana ou nesta sexta devem antecipar as compras de Natal. Apesar do final do mês, esse é um grande momento para se preparar para a chegada do Menino Jesus.

Compras on line: a grande sensação da Black Friday

compra on line black fridayA pandemia do Covid-19 reforçou uma tendência do mercado brasileiro: as compras on line. Em franco crescimento, elas se tornarão  a força motriz desse momento. 83% dos entrevistados disseram que  farão suas compras em site.

A média de compra será de R$918 em seu valor e a de aquisição, de 3 produtos. A forma preferida de pagamento será à vista (82%),  especialmente no dinheiro (45%) e no cartão de débito (34%).

Porém, os que pretendem pagar parcelado também são um grupo bom: 47%, sobretudo no cartão de crédito (41%) de 5 a 7 vezes.

Calçados são o segundo item mais procurado

 

Black Friday 2020 3Usar a Black Friday para vender mais calçados pode ser um grande acerto dos lojistas. Até porque esse é o segundo item mais procurado entre os que pretendem fazer suas compras, sendo a preferência de 31% dos entrevistados.

O primeiro lugar ficou por conta das roupas (42%). Celulares e eletrodomésticos (22% cada) e eletrônicos (20%) completam a lista dos mais buscados.

E, para ter ainda mais sucesso, prepare suas ofertas para o público masculino: 33,6% deles pretendem gastar neste momento ao passo que 27,9% delas devem fazer o mesmo.

Lojista, aproveite esse momento e ganhe seu consumidor, seja presencial, seja on line. A hora é agora!

Paulo Filipe Lacerda