Uma das mais importantes feiras de calçado do Brasil, o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC 2020) tem nova data de realização: de 6 a 8 de julho, em Gramado. O evento, que aconteceria entre os dias 18 e 20 de maio, precisou ser adiado. O motivo? O corona vírus.
A nova data foi estipulada a partir de um decreto assinado pelo prefeito de Gramado, Alfredo Bertolucci, que suspende por até 60 dias eventos que exijam autorização do poder público.
A mudança, apesar de trazer alguns transtornos para os expositores, visa garantir a segurança da população de Gramado face aos problemas trazidos pelo Covid-19. Ademais, essa pode ser uma boa oportunidade para muitos se organizarem melhor para o evento, obtendo assim uma lucratividade maior.
ANGÚSTIA
Para o diretor da Merkator Feira e Eventos, realizadora do SICC 2020, a nova data trouxe-lhe garante alívio. “Esta mudança encerra um dos períodos mais angustiantes da minha vida”, afirma Pletsch.
O problema de saúde pública que se tornou uma pandemia mundial tem tirado o sono do diretor, há quase três meses.
Estamos monitorando todas as informações, indicações e recomendações governamentais desde o mês de janeiro. Estamos permanentemente em alerta e fazendo avaliações, tendo como pano de fundo, a preocupação de sermos responsáveis por reunir profissionais de toda uma cadeia produtiva que têm a tradição de vir à nossa feira buscar além de lançamentos de moda e conteúdos setoriais, a confraternização com seus clientes, seus fornecedores e seus amigos.
Frederico Pletsch
DECISÃO CONJUNTA
Tomar uma decisão de adiamento de um evento da magnitude do SICC 2020 não é algo simples, dado que impacta a vida de vários expositores. Além do mais, o evento gera grande repercussão para a cidade de Gramado e também para o setor calçadista, trazendo novidades importantes para o mercado.
Para isso, Pletsch reuniu-se com líderes e sindicatos empresariais parceiros como o Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, o Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, o Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, o Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, o Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, o Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e oSindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.
CORONAVÍRUS
Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral e já são conhecidos desde meados dos anos 1960 e causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Seus sintomas normalmente se assemelham a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Entretanto, o Covid-19 tem trazido mais problemas que os seus parentes mais próximos. Foram, somente no Brasil, até o momento 621 casos confirmados e o número tende a aumentar. Fora isso, há o transtorno de várias escolas e estabelecimentos públicos e privados fechados bem como de pessoas cada vez mais reclusas em casa e eventos como o SICC, adiados.