Aplicativo do Vendedor da Data System permite ao vendedor saber tudo sobre suas vendas
Aumentar suas vendas. Esse é o desejo de todo vendedor. Ganhar as comissões que aumentam o salário e ter uma renda melhor ao final do mês é sempre bom, não? A solução para esse desafio pode estar na palma de suas mãos. Parece mentira, mas é bem possível por meio do Aplicativo do Vendedor, desenvolvido pela Data System. A empresa de Limeira possui um software de gestão para lojas de calçados e confecções que permite o controle e a integração total da loja na palma da mão.
Um auxílio para o vendedor
O Aplicativo do Vendedor dá acesso aos colaboradores a índices de performance individual. Ele conta ainda com recursos como notificações e registro de oportunidades perdidas (vendas não realizadas) Para isso, disponibiliza aos vendedores da loja os seus indicadores de performance, que são tabelados através de um ranking. A partir disso, o colaborador tem acesso a informações importantes para seu desempenho: ticket médio de vendas, produtos por atendimento, faturamento e trocas. Por meio do aplicativo, consegue fazer o acompanhamento da meta mensal e também semanal. Segundo o diretor comercial da Data System, Alex Marques, o produto será fundamental para os vendedores.
O controle da meta semanal é extremamente importante, pois o colaborador consegue entender, de maneira mais concreta, os detalhes para que a meta mensal seja atingida. Quando o vendedor tem acesso ao seu desempenho, ele cria um compromisso com a sua própria performance. Além disso, consegue ver, em tempo real, em qual ranking ele precisa melhorar
Todos esses índices do Aplicativo do Vendedor também ficam disponíveis para que os lojistas possam acompanhar as performances de cada um, vendedor por vendedor, loja por loja.
Vendas mais eficientes
Outro recurso importante do aplicativo é o registro das oportunidades perdidas de vendas. Com isso, o vendedor pode saber com mais certeza por que o cliente desistiu da compra. Este recurso pode ser um grande aliado para futuras vendas. É o que observa Marques.
Dessa maneira, tanto lojista como os vendedores conseguem entender por que algum produto não tem saída. É possível analisar se isso está relacionado à taxa de conversão do colaborador ou se isso é algum problema de grade, por exemplo.
Outra vantagem é a possibilidade de interação com o cliente, buscando um feedback da compra ou mesmo o avisando de promoções. E isso pode impactar positivamente, tanto para o vendedor quanto para a empresa. “De 15% a 30% dos vendedores melhoram seu desempenho apenas pelo fato de ter acesso à informação sobre a sua performance. O crescimento do faturamento é uma consequência”, finaliza Marques.