Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na Fenac, em Novo Hamburgo, RS, a 43ª Feira Internacional de Couros Produtos Químicos, Componentes, Màquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec). A Feira é conhecida como a única que tem tudo e reúne toda a cadeia coureiro-calçadista
Durante os últimos dias de fevereiro, serão apresentados lançamentos e soluções de mais de 500 expositores em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes. Visitantes qualificados e técnicos de diferentes estados brasileiros e países estarão presentes no evento.
O lema deste ano é “Onde a indústria cria negócios”. Com essa proposta, a Fimec oferecerá diversas atrações e projetos profissionais, com o objetivo de inspirar e agregar conhecimento aos visitantes. Como acontece em várias feiras internacionais de tecnologia, vários profissionais da área terão a oportunidade de apresentar suas novas soluções em tecnologia, conteúdos relevantes e inteligência de mercado a investidores.
Muitos negócios na 43ª Fimec
A 43ª Fimec terá muitas oportunidades de negócios para o setor calçadista. Uma delas será proporcionada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), poreio do seu programa Future Footwear. O programa é mantido em parceria com entidades setoriais como a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçado e Afins (Abrameq). Também participam a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumea do Brasil (CICB) (couros). Essas entidades realizam mais uma edição do FF Exchange.
FF Exchange
O FF Exchange se caracteriza por ser uma iniciativa baseada no modelo speed dating. Nesse tipo de rodada de negócios os interlocutores têm três minutos para apresentar seus produtos e iniciar uma negociação.
Nesta edição, o projeto reúne calçadistas (âncoras) e fornecedores da cadeia. O objetivo é otimizar o tempo e proporcionar o máximo de contatos para a realização de negócios, aproximando todos os elos da cadeia.
E uma das novidades da 43ª Fimec é justamente uma rodada com foco em soluções tecnológicas.A importância dessa novidade é destacada pela gestora de projetos da Abicalçados, Roberta Ramos.
A participação de empresas de tecnologia nas rodadas – e na Fimec – vem ao encontro dessa necessidade de mudança nas formas de produção. A presença desse setor, por si só, já instiga no empresário, até mesmo aquele mais resistente, para a necessidade de mudança. No FF Exchange esperamos oferecer uma gama de empresas qualificadas para representantes da cadeia coureiro-calçadista.
Para ela, o futuro do setor calçadista passa pelo conhecimento e pela adoção de novas tecnologias,
Fica cada vez mais claro que, sem o investimento em novas tecnologias, novos processos, produtos e formas de negócios, não iremos sobreviver por muito tempo. Muito menos no atual patamar de quarto maior produto de calçados do planeta, complementa a gestora.
Projeto Comprador
Outra iniciativa é o Projeto Comprador, promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals. O projeto é uma ação de incentivo às exportações executadas em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Assintecal.
600 rodadas de negócios são esperadas durante os três dias de evento, apenas por meio desse projeto. Dez compradores da Argentina, México, Equador, Peru, Colômbia e Índia foram convidados também para a roda de negócios.
E a expectativa é a melhor possível: superar os 15 milhões de dólares atingidos na edição passada.
Pelo que se vê a 43ª Fimec, além de ter tudo, deve ser um sucesso na realização de negócios. O setor calçadista agradece.