BlogFeiras

Rodas de negócios movimento a 43ª Fimec

43ª Fimec

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na Fenac, em Novo Hamburgo, RS, a 43ª Feira Internacional de Couros Produtos Químicos, Componentes, Màquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec). A Feira é conhecida como a única que tem tudo e reúne toda a cadeia coureiro-calçadista

Durante os últimos dias de fevereiro, serão apresentados lançamentos e soluções de mais de 500 expositores em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes. Visitantes qualificados e técnicos de diferentes estados brasileiros e países estarão presentes no evento.

43ª Fimec Shark Tank Brasil
No programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, empreendedores buscam investimentos dos investidores Robson Shiba (dono da China in Box), Camila Farani (G2 Capital), João Apolinário (Polishop), Cris Arcangeli e de Caio Maia (Chili Beans).


O lema deste ano é “Onde a indústria cria negócios”. Com essa proposta, a Fimec oferecerá diversas atrações e projetos profissionais, com o objetivo de inspirar e agregar conhecimento aos visitantes. Como acontece em várias feiras internacionais de tecnologia, vários profissionais da área terão a oportunidade de apresentar suas novas soluções em tecnologia, conteúdos relevantes e inteligência de mercado a investidores.

Muitos negócios na 43ª Fimec


A 43ª Fimec terá muitas oportunidades de negócios para o setor calçadista. Uma delas será proporcionada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), poreio do seu programa Future Footwear. O programa é mantido em parceria com entidades setoriais como a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçado e Afins (Abrameq). Também participam a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumea do Brasil (CICB) (couros). Essas entidades realizam mais uma edição do FF Exchange.

FF Exchange

O FF Exchange se caracteriza por ser uma iniciativa baseada no modelo speed dating. Nesse tipo de rodada de negócios os interlocutores têm três minutos para apresentar seus produtos e iniciar uma negociação.

43ª Fimec FF Exchange

Nesta edição, o projeto reúne calçadistas (âncoras) e fornecedores da cadeia. O objetivo é otimizar o tempo e proporcionar o máximo de contatos para a realização de negócios, aproximando todos os elos da cadeia.

E uma das novidades da 43ª Fimec é justamente uma rodada com foco em soluções tecnológicas.A importância dessa novidade é destacada pela gestora de projetos da Abicalçados, Roberta Ramos.

A participação de empresas de tecnologia nas rodadas – e na Fimec – vem ao encontro dessa necessidade de mudança nas formas de produção. A presença desse setor, por si só, já instiga no empresário, até mesmo aquele mais resistente, para a necessidade de mudança. No FF Exchange esperamos oferecer uma gama de empresas qualificadas para representantes da cadeia coureiro-calçadista.

Para ela, o futuro do setor calçadista passa pelo conhecimento e pela adoção de novas tecnologias,

Fica cada vez mais claro que, sem o investimento em novas tecnologias, novos processos, produtos e formas de negócios, não iremos sobreviver por muito tempo. Muito menos no atual patamar de quarto maior produto de calçados do planeta, complementa a gestora.


Projeto Comprador

Outra iniciativa é o Projeto Comprador, promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals. O projeto é uma ação de incentivo às exportações executadas em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Assintecal.

43ª Fimec Projeto Comprador
Projeto desenvolvido pela Apex- Brasil tem parceria com a Abrameq e Assintecal

600 rodadas de negócios são esperadas durante os três dias de evento, apenas por meio desse projeto. Dez compradores da Argentina, México, Equador, Peru, Colômbia e Índia foram convidados também para a roda de negócios.

E a expectativa é a melhor possível: superar os 15 milhões de dólares atingidos na edição passada.

Pelo que se vê a 43ª Fimec, além de ter tudo, deve ser um sucesso na realização de negócios. O setor calçadista agradece.

Paulo Filipe Lacerda