Um dos 20 países mais inovadores é a China. A informação é de um estudo realizado em julho deste ano pela Universidade Cornell em parceria com Organização Mundial da Propriedade Intelectual. O país cria diariamente, mais de 15 mil novas empresas. E, estima-se, e em poucos anos a China superará o Vale do Silício em número de Unicórnios — empresas com valor de mercado igual ou superior a US$ 1 bilhão.
Outra característica chinesa é o investimento em Inteligência Artificial, em Tecnologia do Varejo e Fintechs. Basta ver que suas maiores empresas já buscam expandir seus mercados pelo mundo, como a Alibaba pela Europa e JD.com pela Ásia. Cada vez mais, as tendências da China estão inspirando empresas do mundo todo a buscarem parceiros de negócios e inovações tecnológicas.
Com todo esse crescimento, a China tem sido copiada. Veja algumas práticas chinesas que andam sendo adotadas por aqui,
1) Reconhecimento facial
Multas de trânsito, check-in em hotel, compras em supermercado e pedidos em fast-foods. Todos esses serviços já estão sendo cobertos por uma tecnologia que facilita e muito a vida do lojista: o reconhecimento facial. Segurança e agilidade são os diferenciais dessa tecnologia.
No Brasil, essa “inovação” está chegando aos poucos. Há pouco tempo o SPC — Serviço de Proteção ao Crédito — anunciou que irá começar a utilizar a tecnologia para confirmar a identidade dos consumidores no varejo.
2) China: cultura do trabalho
No ano passado, uma das críticas sofridas pelo governo Temer foi a possiblidade de se trabalhar até 12 horas por dia. Isso, na China, onde o senso de urgência chama a atenção, já é rotina . Diferentemente do Brasil, as pessoas trabalham no que eles chamam de escala 9-9-6: entram às 9h e saem às 21h, durante 6 dias por semana. Muito focados, buscam diminuir o prazo entre o nascimento de uma ideia e sua execução para ganharem dinheiro o quanto antes.
3) Celular e compras online
802 milhões de usuários de internet. Esse é o número de usuários de internet na China. Deste total, 788 milhões acessam a rede via dispositivos móveis, segundo dados do governo divulgado nesta semana. Tal fato consolida sua posição de maior mercado mundial para empresas de tecnologia.
O país também se destaca quanto ao e-commerce. Sua infraestrutura de pagamentos via celulares está bem desenvolvida. Tanto que as compras on line correspondem a 17% do total. Aqui no Brasil está em cerca de 4%. Também é comum transações comerciais on line sem intermediação bancária.
Outro grande diferencial relacionado ao comércio eletrônico chinês é a logística. Geralmente, as compras realizadas na internet são entregues no mesmo dia, sendo enviadas de diversas maneiras: transportadora, bicicletas, lambretas, carros, entre outras formas.
4) Inteligência Artificial
Inteligência artificial não é mais apenas o nome de um filme. Hoje ela está presente em todos os setores de nossa vida, facilitando muito o dia a dia. E para a China esse é o grande segredo. Tal área é vista como chave para tornar a China um “poder econômico”.
Por isso mesmo o país pretende investir ainda mais no desenvolvimento de habilidades e recursos de pesquisas acadêmicas. A ideia é alcançar avanços significativos nessa área até 2025 e tornar a China um líder mundial em 2030.
Na China algumas áreas que fazem uso da Inteligência Artificial são: energia renovável, robótica e carros elétricos.
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