BlogComércio e Negócios

Seguir a China: uma tendência do comércio brasileiro

Um dos 20 países mais inovadores é a China. A informação é de um estudo realizado em julho deste ano pela Universidade Cornell em parceria com Organização Mundial da Propriedade Intelectual. O país cria diariamente, mais de 15 mil novas empresas. E, estima-se, e em poucos anos a China superará o Vale do Silício em número de Unicórnios — empresas com valor de mercado igual ou superior a US$ 1 bilhão.

Outra característica chinesa é o investimento em Inteligência Artificial, em Tecnologia do Varejo e Fintechs. Basta ver que suas maiores empresas já buscam expandir seus mercados pelo mundo, como a Alibaba pela Europa e JD.com pela Ásia. Cada vez mais, as tendências da China estão inspirando empresas do mundo todo a buscarem parceiros de negócios e inovações tecnológicas.

Com todo esse crescimento, a China tem sido copiada. Veja algumas práticas  chinesas que andam sendo adotadas por aqui,

1) Reconhecimento facial

rreconhecimento facial China
Óculos de reconhecimento facial já são utilizados pela polícia chinesa

Multas de trânsito, check-in em hotel, compras em supermercado e pedidos em fast-foods. Todos esses serviços já estão sendo cobertos por uma tecnologia que facilita e muito a vida do lojista: o reconhecimento facial.  Segurança e agilidade são os diferenciais dessa tecnologia.

No Brasil, essa “inovação” está chegando aos poucos. Há pouco tempo o SPC — Serviço de Proteção ao Crédito — anunciou que irá começar a utilizar a tecnologia para confirmar a identidade dos consumidores no varejo.

2) China: cultura do trabalho

No ano passado, uma das críticas sofridas pelo governo Temer foi a possiblidade de se trabalhar até 12 horas por dia. Isso, na China, onde o senso de urgência chama a atenção, já é rotina .  Diferentemente do Brasil, as pessoas trabalham no que eles chamam de escala 9-9-6: entram às 9h e saem às 21h, durante 6 dias por semana. Muito focados, buscam diminuir o prazo entre o nascimento de uma ideia e sua execução para ganharem dinheiro o quanto antes.

3) Celular e compras online

802 milhões de usuários de internet. Esse é o número de usuários de internet na China. Deste total, 788 milhões acessam a rede via dispositivos móveis, segundo dados do governo divulgado nesta semana. Tal fatocompras on line China  consolida sua posição de maior mercado mundial para empresas de tecnologia.

O país também se destaca quanto ao e-commerce. Sua infraestrutura de pagamentos via celulares está bem desenvolvida. Tanto que as compras on line correspondem a 17% do total. Aqui no Brasil está em cerca de 4%. Também é comum transações comerciais on line sem intermediação bancária.

Outro grande diferencial relacionado ao comércio eletrônico chinês é a logística. Geralmente, as compras realizadas na internet são entregues no mesmo dia, sendo enviadas de diversas maneiras: transportadora, bicicletas, lambretas, carros, entre outras formas.

4) Inteligência Artificial

Inteligência artificial não é mais apenas o nome de um filme.  Hoje ela está presente em todos os setores de nossa vida, facilitando muito o dia a dia. E para a China esse é o grande segredo. Tal área é vista como chave para tornar a China um “poder econômico”.

Por isso mesmo o país pretende investir  ainda mais no desenvolvimento de habilidades e recursos de pesquisas acadêmicas. A ideia é alcançar avanços significativos nessa área até 2025 e tornar a China um líder mundial em 2030.

Na China algumas áreas que fazem uso da Inteligência Artificial são: energia renovável, robótica e carros elétricos.

Paulo Filipe Lacerda

1 comentário

Comments are closed.