Chatbots têm tomado cada vez mais espaço e podem ajudar a aumentar a rentabilidade de seu negócio
A Inteligência Artificial (AI) está transformando o mundo em que vivemos. A cada dia que passa os robôs e os sistemas estão se fazendo mais capazes de interagir e realizar tarefas antes praticadas exclusivamente pelos seres humanos. O que antes era ficção hoje se torna cada vez mais comum.E um bom exemplo são os chamados chatbots. Trata-se de softwares que trabalham e gerenciam trocas de mensagens de forma automática.
E o que são os chatbots?
Ao contrário do que se pensa, eles não são como as URAs (Unidade de Resposta Audível), conhecidas por Atendentes Eletrônicas. As URAs davam respostas automáticas e não tinham capacidade de aprender.Os chatbots, por sua vez, dispõem de menu de opções com recursos pré-configurados. Devido a isso, têm capacidades cognitivas para aprender com cada atendimento realizado. Assim eles se tornam ainda mais inteligentes, chegando ao ponto de se parecerem humanos.
Vantagens dos chatbots
Os chatbots são uma ferramenta de grande auxílio para qualquer pessoa ou comércio. Eles podem identificar demandas e realizar tarefas, como cancelar um serviço ou registrar reclamações. Eles podem fazer esses serviços por telefone ou online, reduzindo o tempo de espera dos clientes. Com isso, diminuem-se também os custos com mão de obra.
Outras vantagens dos chatbots são: atendimento personalizado, padronização, assertividade e trabalho constante. Como nunca se cansam, estão sendo amplamente aplicados em praticamente todos os segmentos do mercado. Isso quer dizer que, desde funções de SACs (Serviços de Atendimento aos Clientes) até de vendas e marketing, eles estão presentes.
Casos de sucesso
Os chatbots estão bastante comuns atualmente. Assistentes virtuais como o Bixby, da Samsung, a Siri da Apple, o Google Assistente fazem parte da vida de várias pessoas. E ajudam usuários em atividades básicas como fazer uma busca online ou mesmo mandar mensagens de áudio ou e-mail.
No comércio, a rede de fast food Pizza Hut desenvolveu seu próprio bot. A ideia era agilizar a realização de pedidos, por meio de histórico de compras e geolocalização, e facilitar a entrega de ofertas nos smartphones dos consumidores.
Sem pânico
Se os chatbots são tão inteligentes, eles vão acabar substituindo os seres humanos e dispensando-s de suas funções. Certo? Não. Chatbots ainda não conseguem fornecer serviços de atendimento diferenciados, fidelizar os clientes e prestar informações, como contatos de e-mails e de telefone. E o grande diferencial: eles não têm capacidade para tomar decisões, desenhar estratégias e definir os rumos dos negócios.
Com tantas vantagens, a melhor coisa a se fazer é buscar essa tecnologia fantástica que pode auxiliá-lo no atendimento a seu cliente. Todavia, se sua empresa não é a mais especializada em tecnologia da informação (TI), busque um parceiro que possa ajudar você nessa empreitada. Seu robô pode ser a chave para uma melhor rentabilidade de sua empresa.