Designer apresenta calçado que muda realidades e também é lúdico
Já pensou comprar um calçado que, além de servir aos pés de seu filho, pode ajudar crianças carentes? A ideia que virou projeto é boa e será apresentada amanhã, dia 5, pelo designer Vinicius Prado. Em parceria com o Instituto By Brasil (IBB) e por meio do Programa Inovação nos Pequenos Negócios do SEBRAE, o designer lançará o projeto “Tente – o calçado que muda”. E esse lançamento ocorrerá durante o Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, que acontecerá no plenário da Câmara Municipal.
A ideia de Vinícius é focar em dois aspectos: lúdico e social.
O caráter lúdico está ligado à possibilidade de a própria criança montar e customizar o produto. Só isso já seria suficiente para que um pai adorasse dar esse presente ao filho.
CALÇADO QUE MUDA REALIDADES
Não só a parte lúdica como também a parte social é ganha destaque quanto a esse calçado. A cada dois pares vendidos, uma criança carente recebe outro gratuitamente. É o que ressalta o designer. “O Tente é um calçado que muda em dois sentidos: além de ser um produto que se transforma e pode ser customizado de acordo com a vontade da criança, também é um calçado que busca mudar o mundo com essa iniciativa social”, explica.
Quanto ao aspecto social, o designer conta como funciona o projeto. “Ao comprar o calçado, ele vem plano dentro de um envelope para a criança montá-lo. Junto ao produto vem uma foto da criança carente que o comprador está ajudando ao adquirir o produto, com uma frase de agradecimento dela”, detalha Prado.
PARCERIA QUE FAZ A DIFERENÇA
Conseguir colocar um projeto em prática não é nada simples; por isso, Vinicius ressalta a importância de apoiadores para que a iniciativa se tornasse realidade.”O projeto Tente não existiria se não fosse o auxílio do IBB, eles que me incentivaram e instigaram a participar do edital do SEBRAE pelo Programa de Inovação nos Pequenos Negócios. Com isso, acabamos sendo reconhecidos como um dos 50 projetos mais inovadores do país em 2017, sendo o único da área calçadista”, comemora o designer que contou também com a ajuda de duas designers da Finlândia.
Leia também: Projeto doa calçados para pessoas que têm apenas um pé