De salto, simples ou de cristais, Crocs são nova moda das passarelas.
Ridículos. Feios. De mau gosto. Esses são alguns dos adjetivos utilizados para se referir aos Crocs. Projetadas para um uso mais casual e confortável, essas sandálias foram alçadas a ícone da moda por grandes grifes do setor. Uma delas é a Christopher Kane. A grife inglesa, em sua nova coleção para mulheres, aposta no calçado, com cristais, que está à venda no site da empresa por 395 euros.
Mas o que mais chama a atenção é a presença dos Crocs nas passarelas.Na Semana de Moda em Londres, por exemplo, a empresa o colocou em seus desfiles. E não é a primeira vez que isso acontece.
Em 2017, a responsável por levar o calçado às passarelas foi a francesa Balenciaga. Apresentados em um salto plataforma de 10 cm, os calçados geraram muita polêmica. Muitos fãs e apreciadores da moda, inclusive e estilistas e imprensa especializada, o consideraram bastante estranho.
SUCESSO
Apesar da estranheza, o calçado foi um sucesso estrondoso de vendas.No começo do mês de fevereiro foi anunciado que esses crocs, originalmente projetados apenas para o desfile de moda na França, entrariam em pré-venda. O calçado da oi colocado à venda por singelos R$2.695 na loja de departamentos Barneys New York. Para a surpresa do críticos de plantão, o sapato esgotou em questão de poucas horas.
A procura surpreendeu a Barneys, a ponto de a loja tentar convencer Demna Gvasalia, diretor-criativo da maison francesa, a produzir mais uma coleção de crocs com esse estilo apresentado pela grife Balenciaga.
FEIOS(?), MAS PRÁTICOS
Os crocs fazem parte de uma tendência que se iniciou há cerca de três anos: os ugly shoes. Prezando pelo conforto, esses calçados – considerados feios – não têm na estética seu foco. Apesar disso, foram adaptados e modulados para desfiles e apresentações de moda. Eles são sapatos mais grosseiros, robustos, mas que podem ser conjugados com peças mais delicadas como os vestidos. E aí, animou usar?