Que a moda vem mudando muito isso todos já sabem. Até porque ela sempre retoma algo do passado e o reconfigura. Outras vezes, ela busca quebrar alguns padrões e estabelecer novas tendências. Esse é um caso que pode estar acontecendo com um calçado que agora aparece no mercado: os mules masculinos.

Paixão feminina

mules
Os mules acima pertenceram à rainha Maria Antonieta.

Sim, foi isso mesmo que você leu. Esses calçados, tão queridos pelas mulheres, surgiram no século XVI como calçados marroquinos. Depois de algum tempo, voltaram à moda com alguns saltos e até alguns bordados.

E hoje os mules são sucesso absoluto entre as mulheres, que não os dispensam, principalmente no inverno.

Mules masculinos: uma ousadia da JEF

Entretanto, uma marca brasileira resolveu fazer uma aposta bastante ousada em mules masculinos. Trata-se da JEF, uma empresa criada em 2013, nascida de uma multimarcas de mesmo nome que funcionava em Fortaleza (CE) desde 2007.

mules masculinos
Mules masculinos mais sociais

Em maio deste ano, a loja abriu sua primeira franquia em Brasília e a loja já recebeu as novidades da coleção outono/inverno 2019, intitulada Travessia com esse modelo bastante ousado.

Aliás, os mules masculinos já receberam até o nome: mule strap. Trata-se de um mule com design de loafer e uma tira ajustável. Uma grande vantagem desse calçado é que, assim como o sapatênis, ele se destaca pela versatilidade.

mules masculinos
Versatilidade é uma das marcas dos mules masculinos

Como assim? Acontece que os mules masculinos, ao mesmo tempo que são tradicionais, fazem as vezes de sandália. Assim eles podem funcionar muito bem tantos nos looks mais casuais e diurnos quanto nos mais formais. Será que essa moda pega?