As vendas de fim de ano deram novo ânimo para o setor calçadista. O cenário mais favorável se deu entre os meses de outubro e novembro, quando houve um acréscimo de 4,9% e 5% respectivamente ante o mesmo período de 2017.
O fim de ano também foi bom para a produção da indústria calçadista . Entre os meses de setembro e novembro, houve um crescimento importante. Em setembro, o aumento foi de 5,2% na comparação com o ano de 2017. Nos meses de outubro e novembro, a produção cresceu 7% e 6,4% respectivamente, se comparada com o ano anterior.
Vendas de fim de ano elevam o otimismo
A melhoria das vendas de fim de ano ajuda a elevar o otimismo para este ano de 2019. Apesar de as vendas no varejo terem estagnado de modo geral no último ano e a produção ter caído em 1,6% nos 11 meses de 2018, a expectativa é de alta para o ano que se inicia.
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), a perspectiva para 2019 é de alta de 3% nas vendas do varejo de calçados.
Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, em 2018 houve uma demanda reprimida; por isso, segundo ele, “a competitividade do produtor não alcançou o que era necessário”. Para Kein, a melhora no ambiente econômico deve permitir uma recuperação da demanda.
Couromoda dá start no ano de 2019
Depois das vendas de fim de ano, para trazer mais ânimo ao setor calçadista, está acontecendo, desde o dia 14 até dia 17 deste mês, a Couromoda, uma das principais feiras de calçados do país.
Durante o evento, calçadistas brasileiros expõem em São Paulo as novas coleções para a temporada outono/inverno.
A feira, que em seu auge ultrapassou os 20 mil metros quadrados, conta com 12 mil metros quadrados de área de exposição. Com ela, fabricantes de todo o país esperam fazer bons negócios para que possam começar bem o ano que, se espera, seja melhor que o de 2018.