Uma nova realidade para o varejo. Com esse sentimento, iniciou-se a Couromoda 2019, uma das principais feiras do setor calçadista. E as mudanças serão muitas. Se você está pensando apenas em mudanças exteriores, está enganado. A nova realidade do varejo, especialmente para os micro e pequenos varejistas, exige transformações nas lojas que vão além do tradicional espaço para vendas. Integrar arquitetura e marketing no PDV, gerando experiências com produtos, serviços e até convivência entre os consumidores, tornou-se uma necessidade para as empresas que desejam se destacar no mercado.
Durante o seminário, o arquiteto André Abrão, sócio-diretor da ARKT VAREJO, atuante no segmento de criação de projetos PDV, falou sobre os novos caminhos da arquitetura comercial, que hoje não estão apenas focados em variedade de produtos e preço para atrair o consumidor.
Foco total no cliente
Para atrair o cliente para sua loja, não basta apenas ter muitos produtos e bom preço. Tais estratégias , tomadas como a solução para o sucesso do comércio, ficaram no passado. Hoje sua loja precisa oferecer alguns diferenciais, como espaços para personalização de produtos, áreas inspiracionais, proximidade com o estilo de vida do cliente e espaços “instagramáveis”,. Tudo isso gera mídia espontânea e cria vínculos emocionais com o consumidor.
Os pontos de venda se transformaram em lugares de encontro, lazer e convivência. São pontos de experiências com elementos que criam uma relação de proximidade com o cliente e com o perfil do consumidor. E isso é fundamental para ganhar competitividade, explica Abrão.
Tecnologia a serviço de seu sucesso
A tecnologia pode ser uma grande parceira do lojista de calçados. Isso todos já sabem há muito tempo. Entretanto, o importante é saber como ela pode fazer a diferença para o sucesso de sua empresa.
No seminário da Couromoda 2019, o diretor da Data System, Alex Marques, explicou sobre gestão digital de lojas, com foco no médio e pequeno varejo. Para ele, as vantagens envolvem não só a otimização das vendas como também a análise dos dados que envolvem os indicadores de vendas.
Para ele, a tecnologia deve ajudar o consumidor em sua experiência tanto dentro da loja como também na tomada de decisões que influenciam diretamente o negócio.
Pequenos e médios varejistas conseguem mudar de direção de forma muito mais rápida. Essa agilidade torna mais assertiva a dinâmica do negócio, afirma Marques
Couromoda 2019 e as vendas 4.0
No Fórum São Paulo Prêt à Porter, que ocorre paralelamente à Couromoda 2019, o tema foram as vendas 4.0. Em um mundo cada vez mais globalizado e com um cliente cada vez mais antenado às novidades do setor, torna-se necessário conhecer melhor quem está do outro lado do balcão – ou da tela. É o que frisou o palestrante Rodrigo Ribeiro. Para ele, a nova situação em que o comércio se encontra tornou o consumidor cada vez mais senhor da situação. E, com isso, se tornou mais difícil fidelizar o cliente.
“Neste contexto, se destacam as vendas que casam emoção com informação. Só consegue bons resultados quem tem estratégias inovadoras”, finaliza