Celular. Esse aparelho tomou conta do cotidiano atual e agora está tomando conta do comércio. É o que aponta pesquisa divulgada pelo SPC Brasil cin 815 consumidores durante o mês de maio.

Segundo a pesquisa, 74% dos brasileiros usam o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra na internet. Pesquisas de produtos e serviços é o que fazem 32% dos entrevistados. Outros (28%) utilizam o celular para comparar preços e 14% o usa para fazer pagamentos.

Além disso, 33% revelaram encarar o smartphone como principal ferramenta de compra na internet. Isso quer dizer que o usa durante todo o processo, desde a pesquisa até o pagamento.

Ainda distante

compra pelo celular
Celular é meio cada vez mais usado pelos consumidores, principalmente entre os de 18 a 34 anos.

A pesquisa ainda apontou um dado interessante. Entre o público mais jovem, de 18 a 34 anos, o smartphone é mais popular para concluir todo o processo na web: 48% dos entrevistados.

Quanto à classe social dos compradores, as classes C, D e E são as que mais utilizam o celular: 38% dos consumidores.

Ainda que o número de compradores por telefones móveis seja bastante animador, eles não superam os notebooks ou desktops.  66% dos pesquisados revelaram usá-los para compras on line.

A tendência de aumento do protagonismo dos celulares nas compras on line é real para os próximos anos. Isso se deve, principalmente, à popularização de pacotes de dados de internet móvel maiores e à disseminação das redes 4G. É o que afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. “Com a evolução constante dos meios de pagamento online, ficará cada vez mais rápido e seguro comprar pelo celular. Basta lembrar que ele é mais acessível à população, pois, no geral, é mais barato investir em um smartphone do que em um computador ou notebook”, explica o presidente.

Leia também:E-commerce da Francal terá gigantes do setor