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Conceito criado em 2011 por Luke Wroblewski, mobile first é essencial para alavancar suas vendas
Durante anos, quando se falava em design para loja virtual online, a primeira coisa que vinha em nossas mentes são as telas de computadores ou laptop. Mas, desde de 2007, com o surgimento do iPhone e com o boom dos Smartphones, o uso de dispositivos móveis para comprar online vem crescendo muito ano a ano.
Em pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil foi constatado que 74% dos brasileiros utiliza o celular em pelo menos uma das fases de compra digital. E um terço utiliza em todas. Isso quer dizer que um em cada três brasileiros utiliza o celular para comprar algum produto. O que isso quer dizer para você que quer vender para mais gente, principalmente, pela internet.
Isso quer dizer que você precisa se adequar. Para isso, é preciso você incorporar a suas estratégias de vendas um conceito: mobile first.
O que é mobile first?
Traduzindo livremente, mobile first significa celular primeiro. Isso quer dizer que, ao elaborar seus conteúdos, você deve pensar primeiro nos usuários de celular. O primeiro a usar esse termo foi o Luke Wroblewski, atual diretor de produções da Google, ao escrever o livro de mesmo nome em 2011.
Por que você deve pensar nesse conceito? Por duas razões muito simples.
- Os celulares possuem configurações de visualização diferentes. Como eles são menores, projetar apenas o que é relevante é de suma importância. A escolha de imagens, por exemplo, deve ser direcionada. Arquivos muito pesados sobrecarregam os celulares e acabam tornando a leitura mais lenta.
- Os celulares, como foi dito anteriormente, estão nas mãos dos brasileiros para comprar.
Como preparar seus conteúdos para celular
1) Otimize
Lembre que os usuários de celular utilizam conexão 3G ou 4G. A velocidade dessas conexões nem sempre é a melhor e depende muito da existência da rede de uma operadora e do tráfego por ela oferecido. Por isso seus conteúdos não devem ser pesados. Nada de fotos de 1MB, 2MB. Downloads demorados fazem o usuário perder a paciência e verem outro conteúdo.
2) Use recursos nativos do sistema operacional do aparelho
Smartphones possuem diversas ferramentas que facilitam a execução de algumas tarefas. Telas touchscreen para interações e gestos, acelerômetro, GPS, NFC são alguns deles.
Também há recursos no sistema operacional que podem facilitar a usabilidade dentro da loja virtual. O uso de um estilo de teclado numérico é um bom exemplo disso.
3) Padronize suas informações
Usar um celular para acessar seu site tem o mesmo peso que usar um notebook ou desktop. Ao disponibilizar informações, imagens e produtos, não se esqueça disso. Todos os seus conteúdos devem ser rigorosamente os mesmos. A diferença está na otimização que você faz para a navegação por celular.
Se você quer aumentar suas vendas, aumente a responsividade do seu site, ou seja, adapte-o para que seja acessado também por celular. Com a expansão desse mercado, quem mais tem a ganhar é sua loja.