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Mobile first: o que é e como pode ajudar você a vender mais

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Conceito criado em 2011 por Luke Wroblewski, mobile first é essencial para alavancar suas vendas

Durante anos, quando se falava em design para loja virtual online, a primeira coisa que vinha em nossas mentes são as telas de computadores ou laptop. Mas, desde de 2007, com o surgimento do iPhone e com o boom dos Smartphones, o uso de dispositivos móveis para comprar online vem crescendo muito ano a ano.

Em pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil foi constatado que 74% dos brasileiros utiliza o celular em pelo menos uma das fases de compra digital. E um terço utiliza em todas. Isso quer dizer que um em cada três brasileiros utiliza o celular para comprar algum produto. O que isso quer dizer para você que quer vender para mais gente, principalmente, pela internet.

Isso quer dizer que você precisa se adequar. Para isso, é preciso você incorporar a suas estratégias de vendas um conceito: mobile first.

O que é mobile first?

Traduzindo livremente, mobile first significa celular primeiro. Isso quer dizer que, ao elaborar seus conteúdos, você deve pensar primeiro nos usuários de celular. O primeiro a usar esse termo foi o Luke Wroblewski, atual diretor de produções da Googleao escrever o livro de mesmo nome em 2011.

Por que você deve pensar nesse conceito? Por duas razões muito simples.

  • Os celulares possuem configurações de visualização diferentes. Como eles são menores, projetar apenas o que é relevante é de suma importância. A escolha de imagens, por exemplo, deve ser direcionada. Arquivos muito pesados sobrecarregam os celulares e acabam tornando a leitura mais lenta.
  • Os celulares, como foi dito anteriormente, estão nas mãos dos brasileiros para comprar.

Como preparar seus conteúdos para celular

1) Otimize

mobile firstLembre que os usuários de celular utilizam conexão 3G ou 4G. A velocidade dessas conexões nem sempre é a melhor e depende muito da existência da rede de uma operadora e do tráfego por ela oferecido. Por isso seus conteúdos não devem ser pesados. Nada de fotos de 1MB, 2MB. Downloads demorados fazem o usuário perder a paciência e verem outro conteúdo.

2) Use recursos nativos do sistema operacional do aparelho

Smartphones possuem diversas ferramentas que facilitam a execução de algumas tarefas.  Telas touchscreen para interações e gestos, acelerômetro, GPS, NFC são alguns deles.

Também há recursos no sistema operacional que podem facilitar a usabilidade dentro da loja virtual. O uso de um estilo de teclado numérico é um bom exemplo disso.

3) Padronize suas informações

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Gigante da informática, Google possui uma plataforma para o mobile first

Usar um celular para acessar seu site tem o mesmo peso que usar um notebook ou desktop. Ao disponibilizar informações, imagens e produtos, não se esqueça disso. Todos os seus conteúdos devem ser rigorosamente os mesmos. A diferença está na otimização que você faz para a navegação por celular.

Se você quer aumentar suas vendas, aumente a responsividade do seu site, ou seja, adapte-o para que seja acessado também por celular. Com a expansão desse mercado, quem mais tem a ganhar é sua loja.

Paulo Filipe Lacerda