BlogComércio e Negócios

Portal Hub i4.0: uma nova ferramenta para o empreendedor brasileiro

portal hub i4.0
Portal Hub i4.0 pode ser de grande valia para pequenos empresários que não dominem as novas tecnologias

Exportar com mais facilidade.  Essa é a meta do governo federal que lançou, na quarta-feira, dia 4, o portal Hub i4.0. O portal  reunirá informações sobre a indústria 4.0 e tem como meta permitir a compra de produtos e serviços de fornecedores variados (modelo conhecido como marketplace). Além disso, ajudará na busca de financiamento.

Esse novo modelo de indústria é baseado no uso intensivo de tecnologias digitais emergentes.  Conceitos como internet das coisas, impressão 3D e inteligência artificial fazem parte desse novo modelo. O objetivo é ampliar a produtividade do setor industrial brasileiro.

INDÚSTRIA 4.0

portal Hub i4.0
Lançamento do HUB i4.0. aconteceu no ICC. Estiveram presentes  Rafael Moreira, secretário do MDIC, do Ministro Marcos Jorge (MDIC), de Daniel Feffer (ICC Brasil) e Luiz Augusto de Souza Ferreira (ABDI).

O portal Hub i4.0 faz parte de agenda para promoção da indústria 4.0 no Brasil, lançada pelo Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). O evento ocorreu em março, durante edição para América Latina do Fórum Econômico Mundial.

Segundo  o ministro da da Indústria, Comércio exterior e Serviços,  Marcos Jorge, para que esse novo patamar de uso de tecnologia deslanche, são necessárias ações conjuntas entre setor público e privado.

“Está na hora de abrir espaços para a indústria brasileira. Para isso, precisamos investir em inovação e iniciativas que garantam uma indústria mais forte e produtiva, conectada com a tecnologia.”

AJUDA AOS PEQUENOS

A nova ferramenta que promete ajudar o setor industrial brasileiro também foi elogiada pelo presidente da Câmara Internacional de Comérci (ICC), Danie Feffer. Para ele, o portal Hub i4.0 será essencial para as pequenas empresas que possuam menos acesso a tecnologias. Ela servirá como um auxílio para esses microempreendedores.

“Levar esse acesso para as pequenas empresas é o que fará a diferença para o país. As grandes empresas conseguem obter essas informações lá de fora. As menores, não.”

A nova plataforma lançada pelo governo federal também conta com o apoio da Aliança 4.0. O grupo formado por presidentes de empresas  como Siemens, HP e Stefanini, que estão engajadas com o tema.

O portal deve receber de cinco a nove novos conteúdos por dia.

Paulo Filipe Lacerda

1 comentário

Comments are closed.