Risa Club

Quer vender mais e gastar menos? Que tal investir em marketplaces?

marketplacesO jeito de vender está mudando. A cada dia surgem novas formas de  se fazer negócios e cada uma delas traz algo diferente para quem quer conquistar seu lugar ao sol. Uma delas são os marketplaces. Traduzida ao pé da letra, a expressão significa lugares de venda, mas, na prática, o significado é outro. Como assim?

Se você pensar em lugares de venda, você imaginará os famosos mercados de antigamente. Sabe aqueles comércios de antes em que o dono sabia até o nome de quem comprava? Pois não é disso que se trata. Os marketplaces seriam mais parecidos com os shoppings, mas mais especializados.

Quando você quer comprar um livro mais barato pela internet, você pode usar uma ferramenta muito útil: a estante virtual. Esse espaço compreende vários  sebos – lugar onde se vendem livros usados, seminovos ou até mesmo novos – que, por sua vez, pagam uma taxa de comissão sobre vendas, sobre algum produto exclusivo ou mesmo de assinatura do serviço. Amazon, Ebay, Google Shopping são outros marketplaces famosos.

A pergunta que você deve estar se fazendo é: vale a pena ter um marketplace ou estar dentro de um?

VANTAGENS

Estar dentro de um shopping tem suas vantagens, uma vez que seus possíveis clientes estão circulando por lá, não é? Mas, e no mundo virtual? Também é assim?

A resposta é clara. Sim. A ciber-realidade não muda a essência dos comportamentos humanos. Pesquisar, conhecer vários lugares até comprar é algo que ocorre também no e-commerce. Os clientes querem transitar por várias lojas para compararem preços e acharem os produtos que desejam. Assim, o que o marketplace traz de bom para quem nele está inserido?

1) Retenção maior do cliente

Como o site oferece grande oferta e diversidade de produtos, é possível que os clientes fiquem mais tempo no site. Isso é ótimo, pois faz grande diferença para você captar o consumidor com seus conteúdos e promoções. Essa retenção maior também pode fazer com que o cliente volte com mais frequência, pois pode realizar várias compras em um só site.

2) Maior gama de produtos e estoque menor

marketplacesImagine você poder chegar a uma loja em que pode comprar de tudo com facilidade. Um sonho, não? Isso, no entanto, na prática, custa caro. Mas nos marketplaces essa lógica se inverte. Oferecer um produto, sem ao menos tê-lo em seu estoque, é bastante possível, principalmente se você aderir à prática do cross-docking. Com ele, você pode ter um espaço físico ao seu dispor sem ter que investir muito dinheiro nisso.

3) Crescimento exponencial

Estar em um mesmo ambiente que várias lojas pode ser ótimo para sua marca. Como o público é bastante diversificado e variado, sua marca pode se tornar bastante conhecida até mesmo no cenário internacional.

4) Custos menores com marketing

Investir em marketing é essencial. Não há como se prosperar atualmente sem um bom investimento nessa área; mas isso, muitas vezes, demanda um bom soldo monetário. Por seu negócio estar ligado a uma rede bastante variada, os vendedores tentarão atrair clientes para sua plataforma. É justamente aí que você ganha com o suor do outro, não? Mas, em outro momento, o jogo irá inverter. É você quem vai gastar e atrair clientes não só para você como também para o outro.

DESVANTAGENS

Como nem tudo são flores, há também algumas desvantagens ao se aderir aos marketplaces. Vamos a elas:

1) Custo alto

Ter um lugar que abriga várias lojas exige uma boa estrutura web. São vários usuários transitando, desejosos de uma boa experiência de compra e com tráfego rápido. Em dias cheios como  a Black Friday, você pode ganhar ou mesmo perder clientes no marketplace, seja você o locador do espaço, seja o locatário.

2) Experiência não controlada do usuário

Você faz de tudo para que seu cliente seja bem atendido, mas a outra loja, não. Isso pode atrapalhar suas vendas? Claro, pois você está em uma plataforma compartilhada. Se ela perder acessos, você também perderá. Nesse caso, é preciso que todos se esforcem para que a plataforma traga boas experiências a todos os usuários.

3) Investimento em segurança

marketplaces
Tokiens são uma tecnologia ainda usada para proteger senhas.

A web é um lugar onde hackers atacam a todo tempo. Investir em mecanismos de segurança para que o cliente possa comprar sem ter seus dados roubados é essencial. Tecnologia para isso não falta, mas demanda investimento monetário.

4) Questões legais

Seu cliente é alguém desconhecido, que não mostra o rosto, apenas seus dados pessoais. Ao comprar o produto, ele pode ter problemas diversos e querer cobrar de você o cumprimento do prometido. Pode também pedir algo que não estava no combinado; portanto, esteja atento a todas as questões legais. Previna-se de problemas futuros.

Por fim, os marketplaces são uma boa alternativa para quem deseja entrar no e-commerce? Sim, mas há sempre que se mensurar as vantagens e os riscos para que você faça dessa estratégia a forma de sucesso de seu negócio.

Paulo Filipe Lacerda