O e-commerce é uma realidade no Brasil. Se antes havia um temor em relação a esse setor, hoje ele é bastante explorado. Apenas no Natal, foram R$8,7 bilhões. O crescimento foi de 13% na comparação com os R$7,7 bilhões registrados no mesmo período de 2016, segundo a Ebit. O número de pedidos, por sua vez, seguiu a mesma tendência, com crescimento de 13,3%: de 16,83 milhões para 19,06 milhões.
Diante do crescimento deste mercado e a recuperação econômica, é comum que empresários de diversos setores enxerguem nas plataformas eletrônicas uma alternativa para alavancar o faturamento de suas empresas. Outros, porém, apostam no e-commerce como única fonte de receita.
Mas antes de avançar na lua achando que é queijo, siga algumas dicas que Sandro Ivo Pionkowski, diretor comercial e de marketing do Grupo DCG, desenvolvedor das plataformas para e-commerce Core, Ez Commerce e Octopus, separou para você se preparar para entrar no ramo.
1. Planejamento
Não precisa ser um trabalho de conclusão de curso, mas você precisa endereçar os principais pontos. Conhecer os custos totais do negócio para poder criar um preço competitivo é primordial no e-commerce. Pode ser até mesmo a chave para o seu sucesso no mundo virtual.
2. Investir em nichos
Não queira abraçar todos os potenciais clientes. Invista em uma área. Grande parte dos clientes sabem exatamente o que querem comprar, mas desconhecem um local (meio eletrônico) para isso. Existe um paradigma: ah, não conhece, então coloque no buscador! Lá você encontrará alguém. Quando você investe em um nicho, fica muito mais fácil para o comprador encontrá-lo no momento da busca.
3.Escolha um bom fornecedor de tecnologia
O e-commerce depende exclusivamente de internet. Portanto, escolher um bom fornecedor de tecnologia é primordial. Assim, você deve buscar uma plataforma que faça seu negócio funcionar.
Depois, foque na escolha de um sistema de gestão eficiente para o seu negócio. Por fim, é relevante destacar que existem inúmeras outras ferramentas. Elas podem até ser dispensáveis em um estágio inicial, mas vão ajudar você a aprimorar os seus resultados conforme a expansão do seu e-commerce.
4. Logística eficiente
A logística é parte fundamental. É o grande gargalo do setor. Frete barato e entregas mais rápidas conquistam o consumidor, mas é preciso ter atenção com o pós-venda e a logística reversa. Cuide deste assunto, sempre!
5. Conheça o mercado
Entrar em um negócio no escuro é arriscado. Não faça isso de forma alguma. Saiba o que os seus concorrentes estão fazendo. Busque informações a sua volta, estude, leia. Veja o que está acontecendo no seu mercado e busque novidades.
6. Marketplaces
O marketplace é como um shopping center virtual. Use o poder dos marketplaces. Mercado Livre, OLX, Walmart, Submarino, Americanas, entre outras empresas fazem parte dessa estratégia. Para um estreante no comércio eletrônico, pode ser uma forma de testar tanto o seu negócio, quanto a operação. Para quem já é um lojista online, uma excelente opção para aumentar as vendas.
Portanto, quando for investir nesse mercado tão promissor, pense em estratégias que possam ajudá-lo a vencer no mundo virtual. Só depende de você.