As exportações de calçados brasileiros sobem pelo segundo mês seguido. Apesar do cenário pandêmico que dura mais de um ano e incomoda todo o mundo, o desempenho nacional é louvável. Apenas em fevereiro foram mais de 9,97 milhões de pares embarcados e mais de US$ 61 milhões (cerca de R$342 milhões). O desempenho foi 1,1% maior que janeiro, que já havia sido 5% maior que dezembro de 2020.
Apesar de os resultados não se compararem com o montante arrecadado em fevereiro de 2020 (queda de 5,9%), os dados são animadores. Aliás, são os melhores desde abril do ano passado, como aponta Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados.
Chegamos ao melhor resultado desde abril do ano passado. Porém, se compararmos com os dois meses de 2020, quando ainda não sentíamos os efeitos da pandemia do novo coronavírus, temos um revés
Haroldo Ferreira
EXPECTATIVAS POSITIVAS PARA A EXPORTAÇÃO DE CALÇADOS
Ferreira ainda ressaltou que o mercado tende a se aquecer, por mais que os resultados não sejam os mesmos do início de 2020. O que pode fazer a diferença é justamente a imunização contra o Covid-19. Ele acredita que, com a vacinação ao redor do mundo os calçados voltem a ser comprados.
Para ele, com a vida retornando ao normal, deve-se aumentar a procura “especialmente no que diz respeito à demanda por calçados, produtos que ficaram em um segundo plano durante a crise”, ressalta.
PRINCIPAIS MERCADOS
Os meses de janeiro e fevereiro de 2021 trazem novo ânimo ao setor calçadista, que tem como principal comprador ninguém menos que os Estados Unidos. A terra do tio Sam, apenas em fevereiro, comprou 2 milhões de pares de calçados brasileiros – cerca de 20% do total. Esse número é ainda melhor se considerado em relação a janeiro, aumentando em 4,7% o volume enviado.
O segundo país que mais importou calçados brasileiros foi a França, com 1,36 milhões de pares adquiridos. Por sua vez, em terceiro lugar ficou a Argentina, que adquiriu 1,19 milhão de pares.
RIO GRANDE DO SUL LIDERA EXPORTAÇÃO
A exportação brasileira, por sua vez, tem no Rio Grande do Sul o principal mercado. Somente o Estado vendeu 4,3 milhões de pares, arrecadando US$51,75 milhões (mais de R$289 milhões).
Em segundo lugar, o Estado do Ceará gerou US$37,56 milhões (cerca de R$209 milhões) e em terceiro, a Paraíba, com US$8,62 milhões (cerca de R$48 milhões).
Como se vê, apesar do momento ruim, ainda é possível estar bem conectado ao mercado e vender bem para mercados bem importantes.