Guaxupé, no Sul de Minas, é um importante polo industrial agrícola, sendo o café o principal produto de cultivo. São mais de 200 propriedades rurais e uma força enorme da cidade no agronegócio, possuindo até mesmo a maior cooperativa de cafeicultores do mundo, a Cooxupé.
A cidade, de pouco mais de 50 mil habitantes, é conhecida nacionalmente pelo seu principal produto, que possui boa aceitação até mesmo no exterior.
Mas outro setor que merece destaque: o de calçados. Guaxupé, que também é considerada um Arranjo Produtivo Local e, ainda que não possua a mesma relevância econômica que Nova Serrana, também recebe seu destaque no Estado de Minas Gerais.
Um setor de destaque em Guaxupé
O setor calçadista de Guaxupé merece destaque na economia local. Atualmente são cerca de 100 empresas que atuam na cidade, principalmente de calçados de proteção individual ( EPI) , botinas e calçados femininos.
O município ainda conta com uma associação de fomento ao calçado, a Associação do Setor Calçadista de Guaxupé (Associg), que possui cerca de 40 empresas filiadas.
Diversidade
Para quem quer comprar bons calçados, Guaxupé é um ótimo local para isso. A produção do seto calçadista guaxupeano é bastante diversificada (botinas, botas, coturnos, abotinados, sapatos, sandálias, botas e sapatos de segurança, etc).
E vale lembrar que são produtos de boa qualidade, calçando os pés de milhares de brasileiros. E, melhor ainda, gerando empregos para várias pessoas na cidade, fazendo-a crescer e se desenvolver cada vez mais.
Quem for, portanto, à cidade pode aproveitar para tomar um bom café – o que é sempre bem-vindo, principalmente em Minas Gerais . E, mais do que isso, quem sabe fazer bons negócios, comprando calçados guaxupeanos ou fazendo negócios com seus fabricantes.