Gerir o estoque da loja. Esse parecer um problema constante entre os lojistas de calçados. Ter o produto sempre em mãos ou liquidá-lo antes do concorrente?

Esse é um dos grandes dramas para quem precisa vender. Aliás, produto parado se transforma em custo, seja com despesas de operação, seja com esforços de marketing para que uma coleção seja vendida.

Como fazer seu estoque girar de forma mais rápida? Elencamos aqui cinco dicas que o CEO da Seta Digital, Vanderlei Kichel elencou como formas de conseguir essa façanha.

1) Planejamento de compras 

Parece óbvia essa dica, mas ela é de suma importância. Muitas vezes, quando se vai comprar, não se olham as compras anteriores. Isso pode ser fatal para seu negócio. Ver quais produtos tiveram maior saída e quais não fizeram sucesso com o público já é um ótimo caminho. Se você já faz isso, agora é hora de seguir o outro passo ao planejar suas compras: conhecer o perfil do seu cliente.

Esse conhecimento é de suma importância. Ninguém vende para todas as pessoas. É preciso saber que tipo de produto ele mais busca, ver as tendências de moda que o alcancem. Kichel lembra que “é preciso avaliar os custos, respondendo questões como: O que preciso repor? Tenho prazo para que esse produto ainda seja buscado em minha loja? Como foi o desempenho de marcas, grupos, cor, departamento e modelos na última coleção? Meus relatórios de vendas apresentaram um bom desempenho desse(s) produto(s)?”

Ainda em relação ao planejamento, compare o potencial de vendas com o tamanho do estoque. Como alerta Kichel

Acertar nas compras é a maneira mais eficaz de reduzir os custos com estoque.

2) Cadastro correto do estoque

Você quer vender, mas seus produtos não estão corretamente cadastrados no seu sistema de gestão? (Se você ainda não tem um, clique aqui e saiba a importância dessa ferramenta). Então você tem um grande problema para administrar seu estoque.

Nesse caso, não perca o controle de suas vendas.Confira essas informações. Veja se elas são assertivas e fáceis de interpretar. O cadastro correto de mercadorias é fundamental para sua venda. Ele o ajuda a validar o perfil de público consumidor, a temporada de vendas e a perceber como diferentes estilos de produtos se comportam quando mudamos as variáveis. Não administre com base no “achismo” ou no “chutômetro”. Sempre apoie suas decisões em dados confiáveis.

3) Avaliação periódica do desempenho dos produtos

Você gosta de ficar com produto estocado? Provavelmente não, certo? Até porque, como vimos, isso se transforma em custo. Para evitar esse problema, outra importante dica é avaliar o desempenho de cada produto.

Veja, portanto, que calçados são mais valiosos e quais você sempre precisa remanejar ou promocionar para que não fiquem parados no estoque. Isso pode ajudá-lo a ter um retorno mais rápido e a fazer seu estoque girar.

4) Mudança de estratégias

Outra boa possibilidade para você fazer seu estoque girar é mudar um pouco sua estratégia. Sabe aqueles calçados ou numerações que precisam ser vendidos nessa coleção e sempre aparecem mal posicionados no relatório de vendas?

Então, não fique com eles parados na loja. Faça algo diferente. Divulgue nas redes sociais, invista em visual merchandising, converse com a equipe de vendas. Quem sabe você não considera até mesmo uma remarcação ou um desconto.

Se o caso for de um produto que tenha boa saída, mas que, mesmo assim, sobra no estoque, veja no seu relatório de vendas, qual a cor e o tamanho que têm maior giro. Veja também o tempo que demora para ser vendido. Com base nisso, quem sabe não faça uma liquidação – e com uma campanha de marketing bem assertiva.

5) Promoção

promoção de estoque

A promoção pode ser uma boa estratégia para liquidar seus produtos. Mas antes é preciso saber quanto tempo ele demora para sair do estoque, quais já estão a tempo de promocionar, remanejar ou liquidar.

Mas não o faça sem ter dados confiáveis para isso. Saiba quais modelos, numerações, cores não estão tendo grande saída dentro do prazo por você estipulado.

Como você vê, fazer seu estoque girar de forma mais rápida só depende de sua capacidade de gestão. Seja mais profissional e venda mais.