6,6%. Essa é a projeção de crescimento do setor calçadista em 2018. A estimativa faz parte de uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Segundo o estudo, prevê-sea produção de cerca de 640 milhões de pares de calçados diversos, arrecadando a impressionante marca dos R$ 23 bilhões.A notícia é um alento em meio à crise econômica que assola os mais variados segmentos da economia. E, para vencer esse momento, a aposta no e-commerce e, principalmente, no marketplace.
O marketplace é como um shopping virtual. Neles várias empresas podem anunciar seus produtos sem terem que ser responsáveis pela manutenção de um site próprio.
Vantagens do marketplace
A concentração de fornecedores variados em um espaço online especializado traz algumas vantagens. Ambiente seguro, ferramentas de pesquisas refinadas e toda estrutura de segurança para as transações online são algumas delas.
Além disso, os marketplaces possibilitam que diferentes perfis de consumidores possam encontrar o que precisam em único lugar. Isso acaba por gerar confiança, credibilidade e autoridade para as marcas.
Para as marcas e produtores de menor porte, ou até de fabricação artesanal a vantagem é enorme. Por meio desses shoppings virtuais, elas podem encontrar uma excelente vitrine virtual para exposição de seus lançamentos. Além disso, contam com a estrutura desses locais para suas operações.
Marketplaces famosos
A estratégia dos marketplaces tem dado bastante resultado no país. E eles crescem e levam consigo outras marcas. São exemplos bastante conhecidos as lojas Magazine Luiza, Estante Virtual, OLX e 99 Táxis.
No mercado calçadista, exemplos como Netshoes, Zattini e Dafiti estão aí para mostrar que a estratégia pode ser uma boa quando se deseja ingressar nesse mercado.
Seja por meio de site, seja por meio de marketplace, é preciso estar no e-commerce. Esse é um setor que só tende a crescer e a dar respostas cada vez melhores para quem dele se vale. Vai perder?