Vender um produto não é algo necessariamente muito simples. Com consumidores cada vez mais exigentes e bem informados, é preciso estar bem preparado para conquistá-los. Essa é a conclusão a que se chega a partir de uma pesquisa feita pelo SPC e a CNDL, com 904 internautas em 27 capitais do Brasil sobre seus modos de comprar.
E o dado que mais chama a atenção é justamente o uso da internet para pesquisar antes de comprar um determinado produto. 97 % dos internautas disseram optar por esse processo, principalmente quando se trata de eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).
Por outro lado, 84% dos internautas disse fazer o caminho inverso; indo primeiramente à loja para depois comprar o produto. Mais uma vez, os
eletrodomésticos tocuparam o topo do ranking nessa categoria (43%), seguidos por celulares e smartphones (41%), vestuário (34%) e eletrônicos (34%).
Aplicativos
Outro destaque ficou por conta do gosto pelos aplicativos, que realmente conquistaram o coração dos brasileiros. As razões para isso foram, principalmente, melhores preços (74%), maior flexibilidade nos horários de compra (72%) e maior comodidade (69%).
E a pesquisa mostrou ainda que os aplicativos se mostram como um dos novos modos de comprar. E uma preferência fica bem clara entre os aplicativos de loja. 61% dos entrevistados disseram ter preferência por eles.
E o uso de redes sociais como Instagram (14%) e Whatsapp (18%) também se mostra para vendas também se mostra uma boa alternativa.
Personalização
Se você é desses que acha que marketing digital não faz diferença, então se prepare para esses números. 66%, 64% e 62%.

O primeiro dado se refere à personalização de ofertas de acordo com os gostos do cliente. Dois entre cada três querem receber ofertas de acordo com seus hábitos e interesses.
O segundo dado mostra que os usuários esperam que os varejistas tenham informações atualizadas sobre como gostam de interagir com eles em todos os canais .
Por último, há de se ressaltar que 6 entre cada 10 entrevistados disseram gostar de receber sugestões de ofertas ao abrir sites ou redes sociais.
Novos modos de comprar afetam a venda física
Se você ainda não se atentou aos novos modos de comprar, é bom então começar a se preocupar. A compra em sites de lojas tem sido preferida (89%) e aquela feita em loja de rua tem a preferência de 48% dos internautas.
Diferença de preço
E é importante ressaltar que os consumidores levam em conta o preço diferenciado do mesmo produto em uma loja física ou virtual.
Segundo os entrevistados, 62% dos vendedores de loja física não foram capazes de cobrir a oferta das lojas online. Dentro desse universo, 37% tentaram oferecer outros benefícios e 25% não mudaram a oferta.
Vale ressaltar que 23% cobriram a oferta, 13% oferecendo o mesmo desconto (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior). Apenas 9% um desconto maior que o do ano anterior.
Portanto, na hora de vender seus calçados pense nos novos modos de comprar e decole para o sucesso.