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Pix: um novo que chegou fazendo sucesso.

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Fazer um pix. Essa modalidade de pagamento é bastante nova (começou a ser usada em outubro) e já vem conquistando os brasileiros. É o que aponta um levantamento do  banco BS2 com correntistas de todo o país .O estudo, realizado entre 14 a e 26 de outubro, entrevistou 2.010 pessoas de todos os estados com 18 anos ou mais e conta aberta em alguma instituição financeira.

E o sucesso é tanto que  já é indicado como a melhor opção de pagamento para 24% dos entrevistados, ficando atrás apenas do cartão de crédito (25%).

Como meio de pagamento, aparece em terceiro lugar com 22%. Após ele, vêm dinheiro (16%), TED (10%) e DOC (3%).

Razões para o sucesso do Pix

pixR$9,3 bilhões. Esse foi o montante arrecadado por meio do Pix em apenas sete dias de funcionamento. Foram 12,2 milhões de transações realizadas. Os dados são do Banco Central.

Os números impressionam e as razões para isso são muitas.

A primeira delas, apontada por 58% dos entrevistados, é   a agilidade em fazer pagamento

Em segundo lugar está a gratuidade nas transferências  – razão apontada por 57% das pessoas.

Por sua vez, a comodidade de fazer a operação a qualquer hora do dia (inclusive nos finais de semana) é o motivo para 54% dos entrevistados.

Incentivo ao pagamento à vista

Para Felipe  Dellacqua, vice-presidente de vendas e sócio da VTEX, o Pix  é de grande importância para o comércio brasileiro, pois incentiva o pagamento à vista. Com isso, ele  ajuda no fluxo de caixa do lojista e reduz o endividamento do brasileiro.

“Outro ponto é a não intermediação dos grandes bancos hoje, como podemos ver no ranking de cadastros do PIX. Empresas como Nubank, Pagseguro e Mercado Pago estiveram entre as que lideraram os cadastros do Pix. É uma transação segura e sem risco de fraude, fator hoje importante no comércio eletrônico, além de ser instantânea”, explica Felipe.

Substituindo o boleto

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Transações serão muito mais rápidas on line.

O Pix, provavelmente, substituirá o boleto bancário.  É o que espera Felipe. Para ele, isso deve acontecer já  nos próximos meses.  “Com o pagamento em tempo real, o valor já entra na conta do lojista na mesma hora, além de ser uma transação muito rápida para o consumidor”, afirma.

E o uso dessa nova ferramenta promete crescer. A pesquisa mostrou que que 73% dos bancarizados pretendem usar o Pix como forma de pagamento. Entre eles, o destaque fica para as  classes A e B, que ganham acima de R$ 5.226 por mês, demonstraram a maior predisposição ao novo serviço. 80% pretendem utilizar com certeza ou provavelmente esse novo serviço.

Você, lojista, não perca essa grande oportunidade. Ganhe dinheiro rápido e de forma prática. Adira ao Pix e incremente suas vendas.

Paulo Filipe Lacerda