Sucesso da 47ª edição da Couromoda dá o tom da expectativa do mercado
A 47ª edição da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos (Couromoda) aconteceu em São Paulo entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2020. A exposição, que ocorreu no Expo Center Norte, mostrou que o reaquecimento do setor calçadista.
Durante os três dias de feira, mais de 1,2 mil coleções de calçados e acessórios foram apresentadas aos visitantes que puderam conhecer as principais tendências para o outono-inverno brasileiro.
Reaquecimento da economia
Depois de um período de crises durante os anos de 2016 a 2018, o Brasil tem passado por um momento de recuperação econômica e retomada de confiança do mercado. E isso se refletiu na última edição da Couromoda em que o setor calçadista teve muito a comemorar.
Segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, a visitação da feira em 2020 foi 12% maior do que a registrada na feira do ano anterior.
Ferreira ressalta ainda que, em outubro e novembro do ano passado (dado mais recente do IBGE), o varejo de calçados acumulou uma alta de 3,8% na relação com igual período de 2018.
(…) existe uma recuperação em andamento, que já foi sentida na feira, com lojistas abastecendo suas lojas em função das vendas do final do ano e também pensando em um futuro promissor para 2020.
Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados
Menos tempo, mais visitas
O sucesso da Couromoda não se deve apenas ao reaquecimento do setor calçadista. Para o diretor da Couromoda, Jeferson Santos, outro fato deve ser destacado: a redução do tempo de feira. Segundo ele, o fato de a feira ter três dias, e não quatro, como as anteriores, otimizou o tempo dos expositores e lojistas, fazendo que com os últimos viessem mais focados para a realização de negócios.
Outro grande auxílio foi o incentivo de alguns governos estaduais. Governos de estados como São Paulo e Rio Grande do Sul reduziram o ICMS para calçadistas para 3,5% e 4%, respectivamente. E isso refletiu positivamente no ânimo dos expositores, ressalta Santos.
Confiança
A confiança do mercado pode ser sentida de forma clara. Ao terminar a feira, Santos declara que 40% dos espaços já foram renovados para a próxima edição do evento., que acontecerá entre 11 e 13 de janeiro de 2021. “O ano de 2020 é promissor e sentimos isso aqui”, afirma Santos.
Essa confiança do setor calçadista se demonstra também na satisfação dos expositores da feira. Segundo o gerente comercial da marca feminina gaúcha Jorge Bischoff, Lucas Barbosa, houve um crescimento nas vendas, que devem fechar em 6% para a marca homônima da empresa e 3% para a Loucos & Santos, a outra label do grupo.
“Tivemos um movimento maior do mercado interno, inclusive com a abertura de clientes importantes, especialmente do Sudeste”, conta.
Crescimento ainda maior
Assim como a Jorge Bischoff, outra empresa que projeta aumento nas vendas é a marca masculina Sollu, que expôs no estande coletivo de Franca/SP.
De acordo com o gerente comercial da empresa, Vicente Silva Júnior, houe um crescimento nos contatos gerados, especialmente com novos e potenciais compradores. “Os contatos novos aumentaram quase 10% em relação a 2019. Acredito que esse seja o principal objetivo das feiras”, conta o gerente comercial.
E o crescimento da empresa dá o tom da expectativa para este ano de 2020. Foram 15% no mercado doméstico e 10% nas exportações. O número é considerado satisfatório, se tomado o ano passado como difícil.
“Viemos de três anos de quedas, o que torna o resultado de 2019 ainda mais importante. Para 2020, a perspectiva é continuar crescendo, entre 15% a 20% no mercado doméstico e 10% nas exportações”, conclui Júnior.