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A loja do futuro

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O mundo tem mudado e, cada vez mais, o digital tem ganhado espaço. Em época de pandemia e isolamento social, o comércio eletrônico tem crescido e se tornado uma saída sustentável para qualquer marca. Entretanto, não há como negar que o atendimento físico continua sendo primordial, ainda que não totalmente insubstituível.  Veja abaixo alguma dicas para criar a loja do futuro (que não está tão distante assim), segundo o diretor de engenharia digital da LATAM, Antonio Brito.

1) Disponibilize seu produto em máquinas de vendas

 

Essa é uma ótima estratégia para a loja do futuro. Colocar seus produtos em máquinas de vendas (mais comuns em grandes aeroportos) é excelente para expandir sua loja.  Mesmo que você não possa estar em qualquer lugar, seus calçados, mesmo que em pequenas quantidades, podem estar acessíveis aos consumidores finais.

Qual o segredo do sucesso para essa tática? Escolher os locais adequados onde se conciliem economia e tráfego de pedestres.  Quem faz isso  normalmente  aumenta suas receitas.

2) Mantenha o foco no relacionamento

Com o avanço do e-commerce, as formas de relacionamento se transformaram. Hoje não basta apenas ter uma boa loja, com bons produtos, se não se investe em um relacionamento com o cliente.

Quem hoje vê o setor bancário, antes marcado pela frieza no trato com o cliente, constata uma mudança completa no perfil. Ele está sempre buscando inovações modo de se relacionar com cada pessoa que abre sua conta. Parcerias com outras lojas, descontos em produtos e serviços que vão além da manutenção do dinheiro na instituição fazem parte da carta de atrativos.

Quem aposto no varejo, em breve, vai poder oferecer serviços que se aliem a seus produtos, trazendo uma experiência diferenciada para o cliente.

3) Melhore a gestão de seu estoque

Essa dica do diretor da LATAM é importantíssima. O motivo? O crescimento das vendas do e-commerce. Se ele a loja do futuroaumenta, o fluxo do estoque também será mais intenso

Para que o estoque não gere dor de cabeça para sua loja, organize bem sua cadeia de suprimentos (supply chain) a fim de que seus produtos estejam bem distribuídos na loja e sejam direcionados para os consumidores.

 

4) Atenda à necessidade de seu cliente

Para que a loja do futuro se torne uma realidade para o seu negócio, é preciso adotar um conceito do marketing digital: atender à necessidade do cliente.

Sua venda direcionada à necessidade do possível consumidor é de extrema precisão. Entretanto, muitas vezes, as lojas físicas não adotam essa premissa básica. Saber o desejo do cliente, do que ele necessita é fundamental para se fazer uma boa venda.

Para isso, colaboradores bem treinados são indispensáveis, mas não só na loja física. Nos armazéns, nas instalações de fabricação e nos serviços de entrega eles também precisam estar preparados para atender à demanda do cliente. Sem isso, corre-se o risco de tudo o que se foi feito se perder.

A aparência da loja do futuro

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As máquinas de vendas são uma estratégia já utiilizada pelas Havaianas

Como será a loja do futuro? Provavelmente muito diferente de hoje, em que qualquer espaço em que se disponibilize um produto parece ser suficiente para que este seja comercializado. Invente, crie, traga novidades para seu espaço.

Com clientes cada vez mais exigentes, não basta apenas atender suas necessidades, mas superá-las para que eles vivem algo diferenciado em sua loja.

 

Paulo Filipe Lacerda