Uma história quase centenária marca a cidade de Birigui, no Noroeste paulista. O município, que hoje é considerado como a capital latino-americana do calçado infantil, completará rm 2021 cem anos de emancipação política.
Birigui, que em indígena significa mosca que sempre vem, teve seus primeiros habitantes por volta de 1911 e, em 10 anos, conseguiu sua emancipação política. Marcada, primeiramente, pela cafeicultura, a cidade cresceu e se desenvolveu bastante.
Entretanto, hoje, o que torna Birigui uma cidade economicamente pujante é o calçado infantil.
Birigui e sua história com calçados
A história de Birigui com calçados vem de longa data. E, em um primeiro momento, nenhuma ligação com os calçados infantis, mas sim nas selarias que fabricavam botas, botinas e sapatos.
Conta Marco Aurélio Barbosa de Souza que, em 1941, instalou-se na cidade a selaria Noroeste. A empresa fabricava e vendia botas, botinas e sapatos que eram vendidos diretamente ao consumidor. Além disso, produzia e vendia sandálias e chinelos no atacado.
Dessa antiga selaria até os dias em que vivemos, houve um grande avanço. Hoje Birigui conta mais de 350 fábricas de calçado infantil e cerca de 50 lojas das fábricas. Sua população é de cerca de 120 mil habitantes, segundo Censo de 2017.
Vencendo pelo trabalho
O trabalho é a marca do povo biriguiense. Segundo dados de 2015, o município produz diariamente cerca de 250 mil calçados em suas 350 fábricas, totalizando cerca de 58 milhões de pares anuais.
Para fazer essa indústria movimentar-se, cerca de 20 mil pessoas se dedicam com afinco ao setor, ou seja, mais de 16% da população se envolve diretamente com calçados.
Hoje Birigui é um Arranjo Produtivo Local (APL) e é considerada a Capital Brasileira do Calçado Infantil respondendo por 52% da produção nacional do setor.
Para fazer esse ramo alavancar e se tornar cada vez mais competitivo, a cidade ainda conta com o Sindicato das Indústrias do Calçado e de Vestuário de Birigui (Sinbi), que sempre apoia o setor.
É com essa disposição que a cidade de Birigui honra o lema de sua bandeira Labor omnia vinci (O trabalho vence tudo).