Aprenda como chamar a atenção e não ser odiado por seu funcionário.
Ser chefe. Ser dono do próprio nariz. Era o que você sempre quis, não? Mas você, agora dono, tem seus funcionários. E eles, muitas vezes, não pensam como você. E muitas outras vezes não fazem o que você pediu como você gostaria de que fosse. Você, então, precisa chamar a atenção do seu funcionário. Mas você não quer que ele fique com raiva de você e espalhe boatos sobre sua forma de liderar.
Como, então, repreender seu funcionário sem ser odiado? Seguem aqui algumas dicas que vão ajudá-lo nesse intuito.
DICAS DE COMO REPREENDER SEU FUNCIONÁRIO SEM SER ODIADO
1 – Trace um bom modelo de liderança. Qual líder você admira e como ele repreende as pessoas?
2 – Entenda que a liderança é feita em um contexto no qual você será criticado de qualquer jeito.
3 – Desenvolva competências que o ajudem a dialogar com seus funcionários, não importa o que aconteça. Desenvolva, principalmente a comunicação executiva, na qual você torna mais claro o que deseja deles.
4 – Delegação efetiva. Essa é a forma adequada de transmitir seu pensamento por trás de cada ação e o comportamento que deseja de seus funcionários.
5 – Realize o follow-up. Acompanhe as ações de maneira sincronizada. Assim, poderá assegurar que o resultado chegue no tempo esperado, e na qualidade desejada.
6 – E, finalmente, a competência mais importante: dê feedbacks verdadeiros. Em linhas gerais, ele deve ser pautado pelos propósitos da empresa e precisa ser feito em particular. E em um momento no qual você esteja sereno o bastante para orientar seus funcionários no que deseja que elas interrompam para focar o trabalho.
Seguindo essas dicas básicas, você conseguirá administrar melhor as correções a serem feitas com seu funcionário. E sem ser odiado por ele.