Produzido à base de milho e algodão, Cotton + Corn, novo tênis da Reebok é bom também para a natureza
Um calçado feito 100% com materiais vegetais. A ideia é de 2017, mas só se tornou real agora. Trata-se da nova linha de calçados da Reebok: a Cotton + Corn (algodão e milho).
A iniciativa tem como objetivo reduzir o impacto ambiental. E isso, para a empresa inglesa, deve acontecer tanto durante a produção, como após o uso dos sapatos. Em uma indústria que explora hoje especialmente o petróleo como matéria-prima, tal atitude é bastante louvável.
Totalmente natural
Parece impossível, mas o Cotton + Corn é um tênis totalmente natural. Como? O cabedal do tênis foi feito de tecido 100% algodão orgânico. Isso quer dizer que não foram utilizados pesticidas e herbicidas, como nas plantações de algodão tradicionais.
Para a sola, foi criado um bioplástico feito à base de milho. Daí o nome Cotton + Corn.
Preocupação com o meio ambiente
Lucro a qualquer preço parece não ser o único objetivo da Reebok. Apesar de ser apenas um primeiro passo, o novo tênis se trata de um grande avanço para a marca no que tange à sustentabilidade do mundo. É o que afirmaBill McInnis, chefe da Reebok Future.
Com Cotton + Corn nos concentramos em todas as três fases do ciclo de vida do produto. Em primeiro lugar, com o desenvolvimento do produto que está usando materiais que crescem e podem ser reabastecidos,ao invés dos comumente materiais usados hoje, feitos à base de petróleo.
Em segundo lugar, quando o produto chega ao mercado, sabemos que nossos consumidores não querem se sacrificar pela maneira como os tênis são ou calçam.
Finalmente, estamos interessados também no que acontece com os sapatos quando as pessoas param de usá-los.
Cotton + Corn busca mundo melhor
Innis lembra que materiais à base de plantas, como milho e algodão ainda têm a vantagem de serem compostáveis ao final do seu ciclo de utilização. Isso quer dizer que, depois de gastos, eles podem se juntar ao solo e se tornar adubo.
Produzir um tênis todo à base de vegetais pode não ser a solução para o mundo. Entretanto, tal iniciativa tem um
grande impacto no setor calçadista. Uma nova visão pode advir de uma atitude de preocupação real com um mundo melhor. E isso parece ser o que busca o presidente da Reebok, Matt O’Toole.
“Como seres humanos, temos a responsabilidade de deixar este planeta como o encontramos para as gerações futuras. Ele lembra que é preciso dar outro destino aos calçados.
Infelizmente, o fato é que a maioria dos sapatos acabam em aterros sanitários, o que estamos tentando mudar, finaliza