BlogComércio e NegóciosFeiras

Feiras calçadistas movimentam o país

As feiras do setor calçadista chegaram com tudo em 2018. Depois da Couromoda, no meio deste mês de janeiro, em São Paulo, chegou a vez de outros polos do setor, se prepararem para receber os visitantes. Em Minas, Nova Serrana e, no Nordeste, Campina Grande.

Maior do Nordeste

feiras3Durante os dias 25, 26 e 27 de fevereiro, acontecerá, em Campina Grande, na Paraíba, a Gira Calçados. O evento é considerado a maior feira de calçados do Nordeste. Serão 139 estandes de cerca de 450 marcas de calçados renomadas no país.

O evento carrega o slogan “O lugar de fazer bons negócios é aqui” e é destinado exclusivamente a empresários do setor calçadista, com CNPJ cadastrado no segmento.   Ao longo dos três dias, são esperados cerca de 600 compradores da Paraíba, além de empresários do Rio Grande do Norte.

O evento, que está em sua sétima edição, é uma oportunidade para se conhecer mais de perto as novidades do segmento em tecnologia, design e identidades. Com isso, fortalece-se a cadeia produtiva de calçados da região.

De acordo com a gestora do projeto de Calçados do Sebrae Paraíba, Andrea Xavier, “a intenção do evento sempre foi mostrar a Paraíba como um forte fabricante de calçados, inclusive para os próprios lojistas paraibanos, que não acreditavam nos produtos da região”.  Para ela, o evento tem quebrado essa barreira. Com isso está ampliando as vendas e superando a crise.   “O Gira Calçados é um evento pioneiro neste segmento na região. Ele movimenta também a cadeia turística da cidade”, destacou a gestora.

Vale lembrar que a Paraíba figura como o 2º maior produtor brasileiro de calçados do país. O Estado concentra 85% da fabricação do Nordeste, juntamente com o Ceará. Em 2016, a produção calçadista no Estado superou os 201,8 milhões de pares. Sua participação chega a  21,2%na produção nacional, conforme relatório setorial da Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados).

FENOVA

feirasEntre os dias 27 de fevereiro e 1º de março é a vez da 21ª Feira de Calçados de Nova Serrana (FENOVA). O evento, que acontece semestralmente, está consolidado como uma das principais feiras do setor calçadista.

Organizada pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (SINDINOVA), a FENOVA  busca apresentar lançamentos, tendências calçadistas, além de gerar novos negócios e contatos entre lojistas e industriais do polo.Serão quase 100 expositores que estarão presentes na feira que, a cada ano, é sucesso absoluto de público e vendas.

Paulo Filipe Lacerda