O momento de pandemia tem sido excelente para quem gosta de realizar compras on line. Tem sido cada vez maior o número de lojas que busca essa solução como uma forma de sobreviver em meio a tantos decretos de fechamento e reabertura do comércio.
E, para quem acha que isso é algo passageiro, uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que não. Realizado com duas mil pessoas de todo o país, o estudo Impactos da Pandemia no Comportamento do Consumo do Brasileiro traz algumas informações bastante relevantes.
Compras on line: uma opção bastante interessante
Visitar uma livraria ou papelaria, por exemplo, pode ser algo que não aconteça mais com tanta frequência. Com serviços on line cada vez mais rápidos, essa obrigação passou a se tornar opção. Segundo o estudo, 50% dos entrevistados não farão mais questão de ir às lojas físicas desses estabelecimentos no pós-pandemia.
Em relação a artigos de crianças, o percentual também é alto: 49%. Petshops e perfumarias poderão ter um movimento 44% menor em suas lojas físicas, ao passo que lojas de departamento e shopping centers podem sofrer uma diminuição de 41% no movimento de suas lojas físicas. Lojas de material de construção também podem sofrer um grande impacto de 38% menos clientes.
Aumento de público e de compras on line
Outros dados que chamam a atenção são o de pessoas que não compravam on line e passaram a fazer: 10%. Esse percentual aumenta se consideradas as pessoas que já compravam e passaram a comprar ainda mais: 45%;
Segundo o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, esse aumento tende a se tornar algo constante e a pandemia ajudou muito nessa possibilidade. “Durante mais de três meses, as pessoas passaram a digitalizar uma série de processos de compra. Isso fez com que o processo de compras online tenha se tornado muito funcional. Portanto, shoppings e lojas físicas vão ter que ter um tipo de serviço muito diferente do de antes. A experiência de compra vai passar a contar muito mais para justificar o consumidor indo para uma loja física”, relata.
Integração
A integração das lojas físicas com as virtuais é algo que se tornará cada vez mais indispensável. Para Meireles, a experiência nas lojas físicas vai mudar. Com isso, elas serão cada vez mais espaços para experimentação de produtos. “Vamos começar a ter consumidores que vão comprar pela internet e retirar na loja. E comprar na loja e pedir para entregar em casa. Vamos ter a transformação de grandes hipermercados, por exemplo, em minicentros de distribuição, de produtos e serviços. Na prática, o século 21 do ponto de vista do varejo começa agora”, finaliza.
Embarque nessa tendência
Você, que é lojista de calçados e vê nas comrpas on line uma chance de fazer seu produto ganhar mercado, aproveite essa tendência. Entre agora no RISA Shop e compre calçados de ótima qualidade de fabricantes de todo lugar do Brasil. Aumente seus lucros com o app que une lojistas e fabricantes de calçados. Clique aqui e saiba como.