O setor calçadista vem passando por transformações importantes, em tempos de Indústria 4.0. E, em um cenário como o atual, em que o isolamento social se faz presente, um grande aliado para a área têm sido os jogos eletrônicos.
Essa foi uma tendência apresentada aos profissionais do setor do couro e calçados durante a Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). E foram os jogos eletrônicos o mote central do Estúdio Fimec, que nesta edição foi chamado de Estúdio On – A Revolução dos Games.
Jogos eletrônicos em favor do setor calçadista
O uso de jogos eletrônicos tem sido bastante comum no dia a dia de muitos setores da sociedade. Atualmente, com o isolamento social imposto pelo novo coronavírus, esse processo passa a se potencializar no comportamento diário da sociedade. É o que conta o estilista e diretor do Studio 10, Christian Thomas.
“Hoje vemos provas virtuais no automobilismo sendo transmitidas na web, atletas de diferentes modalidades como o futebol competindo em lives com forte interação do público. Existem muitas plataformas sendo transferidas. Esse tema não só era recorrente como se potencializou ainda mais. Hoje confirmamos isso na prática. Esse movimento se daria ao natural, mas hoje foi exponencial em razão do distanciamento social ou mesmo do isolamento”, relata Thomas.
Os jogos eletrônicos, no Estúdio Fimec, foram um destaque. E entre eles, estava o Jogo de Vestir, game criado pelo Laboratório de Jogos e Aprendizado da Universidade Feevale, baseado nas pesquisas de tendências realizadas para esta edição do espaço.
O ambiente virtual dos games dá ao criador e ao estilista de fazerem suas composições e seus mix de produtos em ambiente virtual, agilizando processos, abrindo possibilidades de se trabalhar as coleções com mais eficiência, agilidade e, sobretudo, sem geração de passivo ambiental com descartes.
Christian Thomas
Estúdio Fimec
O Estúdio Fimec é um espaço dedicado a pensar o futuro da moda, do desenvolvimento de produtos e do comportamento de consumidores. Ele é realizado pela Fenac em parceria com a Coelho Assessoria Empresarial e apresenta conteúdos pesquisados pelo Studio 10 e pelo Centro de Design da Universidade Feevale.
Tem interesse em conhecer melhor o material? Entre em contato com o Centro de Design da Feevale e se prepare para o futuro, que já é agora.