O Brasil vive o boom do uso das maquininhas de cartão. No entanto, uma tendência que se apresenta nos EUA são os pagamentos por celular. A novidade foi mostrada pela NRF Retails, em Nova Iorque.
Aliás, isso não é uma novidade entre os americanos que já estão mais que acostumados a pagar suas contas usando o internet banking. Com isso, o cliente sai da loja levando aquilo que quer sem ter que passar pelo caixa. Ou mesmo comprar um carro sem sair do sofá.
Revolução
O uso dos pagamentos por celular está causando uma revolução esse mercado. Fáceis, ágeis e cada vez mais seguros, os pagamentos móveis estão se tornando constantes, a ponto de, em alguns lugares, não se aceitar dinheiro. Parece mentira? Leia a reportagem no link.
E as perspectivas para esse mercado são boas. De acordo com um estudo realizado pelo boostLAB, programa de potencialização de startups em nível avançado do BTG Pactual, há uma estimativa de que US$ 1 trilhão seja transacionado via meios de pagamentos móveis.
Realidade
Os pagamentos por celular são uma realidade nos EUA. Lá 74 dos 100 principais comerciantes do país já o aceitam. Com ela, o cliente dispensa o uso do cartão de crédito físico, podendo fazer compras sem fio (via NFC).
O cartão está cadastrado no próprio dispositivo e o cliente, sem sair de casa ou mexer no bolso, tem acesso fácil à compra. O mesmo acontece com o Google Pay e Samsung Pay, sistemas que integram a maioria dos grandes bancos.
Pagamentos por celular também nas lojas físicas
Você deve estar pensando: qual a novidade dessa matéria? Pagamentos por celular já existem em várias lojas virtuais brasileiras. Entretanto, nos EUA, a realidade é que essa forma de pagar está sendo disponibilizada também nas lojas físicas.
Vantagens
Ao se optar por esse tipo de pagamento, o vendedor pode finalizar a compra em qualquer lugar do estabelecimento sem que o consumidor precise passar pelo caixa. Isso garante maior rapidez e agilidade na compra.
Outra vantagem é que o próprio consumidor pode comprar sem a ajuda de terceiros, ou seja, até mesmo sem a ajuda do vendedor.
Ainda incipiente
No Brasil, essa tendência começa a dar as caras. Algumas lojas já aceitam pagamentos via NFC ou via QR Code, ambas por aproximação. A verdade é que as maquininhas ainda vão fazer sucesso, mas, em uma época cada vez mais informatizada, a tendência dos pagamentos por celular deve se tornar realidade em breve por aqui.
Por isso as lojas omnichannel se tornam cada vez mais importantes. Elas integram o estabelecimento tanto on line quanto off line.