Uma das principais feiras para o setor da moda é NRF Retail’s Big Show. A feira, que ocorre todos os anos em Nova Iorque, sempre traz novidades importantíssimas para quem deseja começar o ano com o pé direito. A feira, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de janeiro, abordou um ponto de suma importância: a inovação no atendimento ao consumidor.
Quem foi a responsável por abordar esse tópico foi a consultoria Forrester Research, que reforçou a necessidade de se ficar atento ao se conversar com o cliente.
É preciso inovar a todo momento e extremamente importante continuar a coletar informações, mas de uma maneira que seja útil para as marcas e menos invasiva para os consumidores.
Novas formas de atendimento ao consumidor
As formas de interação entre cliente e consumidor mudaram bastante. Em um cenário de um mundo cada vez mais dinâmico, as respostas precisam ser diferentes daquelas do passado. Clientes mais e exigentes na busca de experiências únicas e inovadoras, obrigam o comércio a se reinventar o tempo todo. O objetivo? Promover uma jornada totalmente personalizada para os seus clientes.
Análise de dados em vendas, desenvolvimento de produtos e marketing são estratégias que estão sendo usadas por 40% das empresas. Os dados são da Forrester Research. Entre essas, 90% passaram a utilizar informações de negócios orientadas por pesquisas.
O problema do mau atendimento ao consumidor
O mau atendimento ao consumidor tem trazido reflexos tanto em lojas físicas quanto em virtuais. Segundo levantamento da Opinion Box, 53% dos consumidores brasileiros já se sentiram desrespeitados por empresas das quais compraram algum produto.
Esse mau atendimento também pode ser o responsável pela desistência de uma compra. De acordo com a mesma pesquisa, 79% deixaram de comprar determinada marca após serem mal atendidos, seja no mundo físico ou virtual.
A hora da mudança
Mudar esse panorama é mais do que necessário. Entender o consumidor é um dos grandes desafios, mas não uma missão impossível.
Ferramentas como o Google Analytics podem ser de grande valia nesse intento, ao permitirem identificar as características que tornem o contato com o cliente ainda mais eficiente e inovador.
Consumidores como os da geração Millennials ou mesmo a superconectada geração Z é um grande desafio.
Investir em ferramentas de marketing digital pode ser uma das soluções para melhorar o atendimento ao consumidor, oferecendo a ele uma experiência diferenciada com o produto. Se você ainda não investe nessa poderosa solução que pode acabar por integrar espaço físico e virtual, esta é a hora da mudança.
E você? Já trabalha sua relação com cliente de forma mais atual? Se não, vai mudar seu atendimento ao consumidor ou vai continuar no passado, perdendo clientes?