Antes de tudo tenha em mente que o Marketing Digital para empresas veio para ficar.
É definitivo.
Tão taxativo quanto dizer isso em voz alta, a forma como o Marketing Digital se estabeleceu na vida corporativa e se tornou uma arma ao alcance das empresas de todos os níveis é inegável. Mas como toda ferramenta, sua precisão e eficiência estão diretamente relacionadas ao profissional que a manuseia.
Lembre-se que os resultados que entrega são tão poderosos quanto os objetivos que são buscados e sua leitura tão clara quanto os indicadores que essas metas propuseram.
Falando dessa forma não parece tarefa fácil lidar com o Marketing Digital. De fato, em termos de planejamento, execução e aferição, existem cuidados e complexidades inerentes à essas ferramentas que não são bolinho, mas a implantação bem feita de sua estratégia de Marketing GARANTE os resultados.
E isso, certamente, soa muito mais doce do que qualquer dificuldade de se operacionalizar um setor ou construir uma campanha eficaz.
Definições do Marketing Digital
Se você esteve preso em alguma ilha deserta nos últimos anos e não sabe o que é Marketing Digital, não precisa se preocupar (muito). O conceito de Marketing Digital é bem simples em sua concepção. Segundo Vitor Peçanha, CEO da Rock Content, maior empresa desse segmento no Brasil, “Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais”.
Com essa definição em mente, basta somar dois e dois para entender que com a internet cada dia mais presente na vida de todos, o marketing digital trabalha com as principais maneiras que as empresas tem para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.
Porém, nenhuma dessas características seriam bem vindas se o Marketing Digital não contasse com diversos canais de estruturação onde podemos usar nossa ferramenta mais poderosa: a criatividade. Então é importante possuir esse requisito, mas também conhecer os diversos canais mais a fundo para entender como usá-los adequadamente.